Mulheres Paratienses ao longo dos séculos


Ao longo dos séculos, na história de Paraty, as mulheres têm tido papel de destaque.

A começar pela construção da cidade em terras doadas por D. Maria Jácome de Mello. Depois dela, D. Geralda Maria da Silva, e as Vereadoras Josephina Gibrail Costa, D. Amparo Rodrigues Alves Basile, Marly Cardoso de Barros,  Ana Sueli Tanni (Sula), e por fim Beatriz Villaça (Bia). Coincidência ou não, as igrejas de Paraty também reverenciam santas mulheres: N. Sra. dos Remédios, Santa Rita, N. Sra. das Dores, N. Sra. do Rosário...Devoção...Reconhecimento...

A força de muitas guerreiras em luta pela liberdade, assim como o suor de tantas mulheres no trabalho diário pela vida, traduz a riqueza oculta por detrás da grandeza desse patrimônio.


Cidade embalada por mãos femininas, Paraty é sonho e realidade, é fragilidade e fortaleza, é sedução e abrigo.

Geralda Maria da Silva. Nascida em Paraty em 1807 (?) e falecida em 20 de fevereiro de 1890 era filha reconhecida de Roque José da Silva e Andreza Maria de São José. Senhora rica e piedosa administrou e custeou as obras de conclusão da Igreja da Matriz. Em reconhecimento foi agraciada por Dom Pedro II com o título de Dona do Palácio. (Paraty estudante - Diuner Mello)


Maria Jácome de Mello. Não se conhece o local nem data de seu nascimento e morte. O historiador Alípio Mendes situa seu nascimento em Angra dos Reis, no início de 1600 e sua morte no final daquela centúria. Doou as terras entre os Rios perequê Açu e Patitiba, que fazia parte de sua sesmaria, para a construção do povoado de Paraty. (Paraty estudante - Diuner Mello)


Josephina Gibrail CostaCuidava dos filhos, da fazenda e do seu marido Paulo, doente. De origem libanesa, comerciante, uniu-se aos históricos fazendeiros produtores de cachaça, Madruga Costa – entre estes – o mais ilustre foi Samuel Costa, primeiro prefeito da cidade de Paraty. Quando solteira Josephina se aventurara na vida política e foi candidata à Câmara de Paraty nas eleições municipais de 1935, a primeira que permitiu a participação de mulheres, tornando-se a primeira mulher a ocupar cargo pelo mandato popular na cidade, uma das primeiras no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário